
Encceja 2020: ‘Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil’ é tema da redação para certificação do ensino médio
11 de setembro de 2021Exame concede diploma do ensino fundamental ou do ensino médio a pessoas que não terminaram essas etapas em idade regular.
Os temas das redações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram “Abandono afetivo do idoso no Brasil” para alunos de ensino fundamental e “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil” para aqueles do ensino médio. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em seu site.
O exame que concede certificação do ensino fundamental ou do ensino médio a pessoas que não terminaram essas etapas em idade regular acontece neste domingo (29) em 622 cidades de todo o país.
O Inep não deu mais detalhes sobre o teor das redações.
O instituto diz que o texto deve ser “obrigatoriamente dissertativo-argumentativo”, coerente, coeso e deve respeitar o tema proposto.
“O participante que não escreve sobre o assunto proposto sequer tem o texto avaliado nos outros critérios, as chamadas competências. Quanto mais próximo o participante estiver de cumprir com todas as exigências, mais perto estará de alcançar uma boa nota”, diz órgão em seu site.
Nos anos anteriores, os temas das redações foram:
- 2017 – Ensino Fundamental: A importância da vacinação para a saúde pública
- 2017 – Ensino Médio: A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil
- 2018 – Ensino Fundamental: Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
- 2018 – Ensino Médio: Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador
- 2019 – Ensino Fundamental: Novas formas de consumo consciente
- 2019 – Ensino Médio: A organização do tempo e o acesso às redes sociais